Filhotes fofinhos coloca um sorriso no rosto de quase qualquer pessoa. No entanto, sua energia é quase tão ilimitada quanto sua fofura.
O ditado de “gato curioso” deve ter vindo de gatinhos, pois eles estão animados para explorar cada canto e recanto em um esforço para descobrir seu novo mundo.
Aparentemente sem medo de alturas ou cantos escuros, os gatinhos raramente aceitam "não" como resposta.
Claro, toda essa atividade significa que eles sempre estão com fome. Junte isso à sua taxa de crescimento e você pode sentir que está gastando todo o seu tempo impedindo o gatinho de subir nas cortinas ou mantendo a tigela de comida cheia.
O que você pode esperar nas primeiras semanas
O crescimento rápido e precoce de um gatinho típico lhe dará uma ideia de suas necessidades nutricionais : “Os gatinhos geralmente crescem oito vezes seu tamanho em apenas cerca de oito semanas” e geralmente continuam a “crescer rapidamente até os 6 meses de idade”.
Os gatinhos não só precisam de comer mais do que os gatos adultos , mas também tem necessidades de mais proteína e gordura do que os gatos adultos, razão pela qual recomendamos uma comida de filhotes para o seu novo gatinho.
Se você alimentar seu gatinho com comida de gato adulto, ele não terá o equilíbrio certo de nutrientes. Por outro lado, se você alimentar seu gato adulto com comida de filhotes, ele obterá muita proteína e gordura - sem falar nas calorias .
Isso é normal para um gatinho, especialmente nos primeiros meses.
Os gatinhos são geralmente desmamados por volta de 2 meses de idade, antes de serem adotados pela casa de sua família .
Portanto, sua nova bola de pelos deve ser capaz de mastigar a própria comida. A alimentação úmida ou uma mistura de alimentos úmidos e secos pode tornar mais fácil para ela continuar a transição do leite materno (ou um substituto) para a comida de filhotes.
Os gatinhos tendem a comer ao longo do dia para manter suas necessidades calóricas, mas um gato mais velho não precisa de tantas calorias. Você tem deixar comida sempre no pote para permitir que seu gatinho atenda às suas necessidades nutricionais. No entanto, se você tiver gatos mais velhos em casa, certifique-se de que eles não comam a comida dos gatinhos.
Como escolher a comida do seu gatinho
Com tantas marcas de comida para gatinhos disponíveis, como você escolhe ? Comece procurando por um formulado especificamente para gatinhos, a fim de atender às suas necessidades nutricionais.
Você pode procurar o seu veterinário de confiança para lhe instruir de uma maneira correta sobre a alimentação do seu novo amiguinho
Normalmente, você alimenta com comida de filhotes até que ele tenha cerca de um ano de idade. Depois disso ele entra na fase adulta e a alimentação terá que ser trocada.
E se você tiver um gato mais velho (ou dois) quando trouxer um gatinho?
Alimentação em uma casa com vários gatos
Então você trouxe um gatinho para casa e sabe que o gato adulto não pode comer a ração de filhotes.
O que você faz?
Você pode designar um local especifico onde o gatinho possa comer em paz, mas o gato mais velho não poderá ter acesso. Você pode precisar ser criativo para encontrar um espaço onde possa deixar uma tigela ao alcance do seu gatinho, mas fora do alcance do seu gato mais velho. Talvez você mantenha os dois gatos totalmente separados durante a hora da alimentação, alimentando o gatinho em um cômodo diferente da do seu gato adulto.
Portanto, você pode precisar conceber alguma “administração” doméstica para garantir que o gatinho receba a comida de que precisa.
Como você pode saber se está fornecendo a nutrição certa para seu novo amigo peludo? Um gatinho saudável terá olhos brilhantes e energia. Ela terá pelos brilhosos com olhos vibrantes. Você também a verá crescer de tamanho constantemente.
Claro, você sempre pode verificar com sua equipe veterinária para check-ups regulares e lembrado que as vacinas nestes primeiros meses são extremamente necessárias para manter seu gato saudável.
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA INTEGRATIVA.
Gostou do blog? Deixe o seu comentário e compartilhe!